O Rio Doce foi uma espécie de estrada usada por bandeirantes para colonizar terras então inóspitas, que hoje integram o Leste de Minas e o estado do Espírito Santo. O primeiro contato dos europeus com o leito foi em 13 de dezembro (Dia de Santa Luzia) de 1501. Em razão da data, o curso d’água foi batizado com o nome da santa protetora
da visão. Séculos depois, passou a ser chamado de Rio Doce.
da visão. Séculos depois, passou a ser chamado de Rio Doce.
Não dá pra acreditar no que os nossos olhos avistam no encontro das águas que dá origem ao Rio Doce: .O estouro da Barragem do Fundão, em Mariana, de propriedade da Samarco, uma joint venture entre as gigantes do minério Vale e a anglo-australiana BHP Billiton. Mas não foi a vida aquática a única sufocada: o desastre devastou matas ciliares e mudou a fauna às margens do rio. Lugares que eram habitados por lontras, patos selvagens e outras espécies agora são ocupados por montes de rejeito mineral, em um crime ambiental mapeado pelo Estado de minas em todo o trajeto mineiro do Rio Doce.
A cerca de 60 milhões de metros cúbicos de resíduos, despejado na natureza pela catástrofe. O desastre devastou povoados de Mariana, invadiu a cidade vizinha de Barra Longa, matou vidas humanas,vida animal e vida ambiental. É a maior tragédia ambiental em Minas Gerais e no país, e, no mundo, o maior desastre da mineração. “Mais de 120 nascentes foram soterradas... o maior curso d’água que corre exclusivamente no Sudeste brasileiro, com 853 quilômetros de extensão.
Nesta tragédia só existe um culpado O GOVERNO BRASILEIRO, porque a empresa estrangeira tem ações e participa mas ela não fica aqui, aqui quem fica somos nós Brasileiros que trabalham na mineração e o Governo Brasileiro sem dúvida é o maior culpado por essa tragédia ambiental ..
Não venham querer colocar a culpa nos estrangeiros, assumam essa culpa Brasil ,mostra a tua cara...
Nenhum comentário:
Postar um comentário